SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1School Psychology and the on-the-job training: shortening distances between theories and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

PEREZ-RAMOS, Aidyl M.Q.. O desenvolvimento da psicossíntese no Brasil: Entrevista concedida por Marina Pereira R. Boccalandro à Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos (C. nº 30). Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 48-55. ISSN 1415-711X.

Apresenta contribuições pessoais de Marina P. R. Boccalandro como pioneira e atuante no enfoque supra citado, especialmente no País. Ela as inicia com o percurso em sua formação profissional que aos poucos vai sendo direcionado para a Psicologia Positiva, Humanista e Transpessoal, com aberturas para a Psicossíntese. Conceitua a abordagem como um direcionamento do ser em busca da realização pessoal e de sua efetiva relação com o mundo. Baseia-a nos ensinamentos de Assagioli, utilizando dos conceitos do mestre para conceber o enfoque. Emprega, para divulgação e progresso nessa linha, o ensino universitário, os congressos, a mídia e suas publicações, além da aplicação em psicoterapia. Assim, dentro desse direcionamento, vai progredindo e formando escola, cujos representantes, supervisionados, passam a constituir-se como mediadores nesse percurso, de uma visão do ser humano pleno e de auto-realizações expressivas.

Keywords : Psicossíntese; Roberto Assagioli.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )