SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O desenvolvimento da psicossíntese no Brasil: Entrevista concedida por Marina Pereira R. Boccalandro à Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos (C. nº 30)Transtorno de adaptação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria  y  NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Psicologia Escolar e a formação continuada em serviço: encurtando distâncias entre teorias e práticas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 56-71. ISSN 1415-711X.

Este artigo tem como objetivo apresentar ações ligadas à formação continuada em serviço de psicólogos escolares da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atualmente, as demandas dirigidas ao psicólogo escolar instalam a urgência por uma formação que considere a complexidade do perfil profissional articulada a um mergulho em uma prática real. A formação ocorreu por meio de um curso de extensão universitária, de 120 horas/aulas, destinado a 52 psicólogos da rede pública de ensino. O curso objetivou a sistematização teórica-conceitual sobre as implicações da relação entre Psicologia e Educação, as teorias psicogenéticas do desenvolvimento humano, as abordagens teóricometodológicas para o estudo das interações e relações sociais, e discussões sobre bases conceituais do trabalho do Psicólogo Escolar. Foi desenvolvido em módulos teóricos articulados com orientações a projetos de intervenções na prática cotidiana dos psicólogos. O planejamento e acompanhamento dessa formação continuada em serviço exigiram o desenvolvimento de competências muito específicas para o exercício profissional.

Palabras clave : Psicólogo escolar; Formação continuada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )