SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Adjustment DisorderInterventions in phonological conscience and learning of the written language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

PECANHA, Dóris Lieth. Oficinas literárias com crianças em risco psicossocial. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 83-94. ISSN 1415-711X.

Este trabalho analisou os efeitos da utilização de contos de fadas em oficinas literárias, no contexto de uma avaliação-intervenção psicológica com crianças em risco psicossocial. Foi estudado um grupo de crianças de rua (N= 12) que frequentava a Casa da Criança, na cidade de São Carlos, São Paulo. A hipótese de trabalho foi a de que os contos de fadas favoreceriam o desenvolvimento sócio-afetivo dos participantes, o que seria expresso, empiricamente, na diminuição do estresse infantil e numa maior empatia nas crianças. O contato com os contos de fadas, no decorrer das oficinas, possibilitou trabalhar as vivências psíquicas de cada criança, num contexto grupal, favorecendo o seu desenvolvimento emocional. Adotou-se uma metodologia quali-quantitativa, através do registro e análise das verbalizações das crianças durante as oficinas literárias e da quantificação dos resultados obtidos nos testes psicológicos. Utilizou-se a Escala de Stress Infantil, a Escala de Empatia e o teste das Fábulas. Esses instrumentos foram aplicados em duas etapas, anterior (pré-teste) e posterior (pós-teste) à realização das oficinas literárias. Os resultados foram tratados de forma qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (estatística descritiva), sendo que os resultados obtidos nesta última forma são priorizados neste relato. A análise dos dados indicou uma diminuição nos escores totais de estresse em 85% das crianças, após a intervenção. Nenhuma delas apresentou vulnerabilidade para o desenvolvimento de somatizações tanto no pré-teste como no pósteste. Este dado foi confirmando no teste das Fábulas, onde as crianças tendiam a dirigir sua agressividade para o exterior. No pós-teste constatou-se o aumento dos escores de empatia no grupo estudado. 81,8% dos participantes apresentaram, no pós-teste de Empatia, uma pontuação maior que 50% dos pontos possíveis da escala para determinar uma atitude empática. Os resultados obtidos sugerem a eficácia da intervenção realizada, contribuindo para fundamentar cientificamente o desenvolvimento de oficinas literárias com crianças de rua.

Keywords : Crianças de rua; Contos de fadas; Stress; Empatia; Teste das fábulas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )