SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Psychological evaluation: teaching and research in the 60's decadePsychosociology and Blackness: brief reflection on "being black" in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

ZANGARI, Wellington. Experiências anômalas em médiuns de Umbanda: uma avaliação fenomenológica e ontológica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 67-86. ISSN 1415-711X.

O trabalho avalia alegações de experiências anômalas de tipo precognitivo de médiuns de Umbanda em duas perspectivas: a fenomenológica e a ontológica. A primeira considera a experiência a partir do ponto de vista do sujeito, suas significações culturais e funções psicossociais. A segunda procura avaliar as alegações do ponto de vista objetivo, buscando verificar sua existência e as possíveis variáveis psicológicas implicadas em sua produção. A avaliação fenomenológica é realizada por meio da análise de entrevistas com 15 médiuns e teve como referencial a Teoria de Atribuição de Causalidade. A análise ontológica é efetuada por meio de um estudo experimental com 52 médiuns. A principal hipótese do estudo é a de que as "experiências anômalas" são apoiadas não em processos anômalos, mas em um sistema de crenças culturalmente fornecidas, passíveis de serem interpretadas pela Psicologia com o emprego de teorias e modelos já consagrados. A hipótese é confirmada e os resultados são discutidos à luz de processos psicossociais.

Keywords : Experiências anômalas; Precognição; Mediunidade; Atribuição de causalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License