SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Anomalous experiences of Umbanda's mediums: a phenomenological and ontological evaluationSocial-emotional development of deaf children with cochlear implant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

ANDRE, Maria da Consolação. Psicossociologia e negritude: breve reflexão sobre o "ser negro" no Brasil. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 87-102. ISSN 1415-711X.

Este artigo resulta de pesquisa conceitual realizada como parte da tese da autora sobre processos de subjetivação de afro-brasileiros com vistas à obtenção do doutorado em Psicologia. O interesse pelo estudo como um todo é o de chamar a atenção dos profissionais e pesquisadores da Psicologia pela importância da discussão das idéias veiculadas no Brasil sobre o negro e também do debate sobre as questões da negritude. Entende-se que esse debate pode auxiliar na compreensão dos sofrimentos advindos de experiências discriminatórias vividas pelos afro-brasileiros. Assim sendo, o objetivo deste artigo consiste em examinar os conceitos de "negro" e de "negritude", abstrações oriundas historicamente do sistema escravista objetivado pelo tráfico dos africanos no Brasil. Idéias que podem justificar a suposta inferioridade dos africanos e afro-brasileiros em nossa terra.

Keywords : Negro; Afro-brasileiro; Subjetividade; Ideologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License