SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Psicossociologia e negritude: breve reflexão sobre o "ser negro" no BrasilRelevância da gestão de pessoas no clima organizacional de uma empresa de engenharia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MAGALHAES, Aracê Maria Magenta; PEREZ-RAMOS, Aidyl M.; NEME, Carmem Maria Bueno  e  YAMADA, Midori Otake. Desenvolvimento socioemocional de crianças surdas com implante coclear. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 103-132. ISSN 1415-711X.

Certos progressos científicos vêm possibilitando melhoria na qualidade de vida de pessoas profundamente surdas, promovendo-lhes audição em nível adequado para poderem penetrar no mundo dos sons, inclusive captarem a especificidade da voz humana. O implante coclear constitui um desses importantes avanços. O presente trabalho vem contribuir para o conhecimento da área socioemocional de crianças afetadas de surdez profunda, que são beneficiadas por este procedimento. Estudam-se contribuições bibliográficas próximas ao tema, uma vez que não se dispõe de literatura específica. Seleciona-se e homogeneiza-se um grupo de dez pré-escolares, submetidos ao implante coclear. Realizam-se individualmente avaliações psicológicas contextualizadas (criança x ambiente), utilizando-se de entrevistas específicas, que acrescidas de outros dados adicionais, permitem a elaboração da anamnese junto com o exame direto da criança, por meio da observação participante e da administração do Jogo Estruturado de Lynn (Lynn's Structured Doll Play Test). Além de algumas comparações bibliográficas, o trabalho apresenta inovações sobre o processo evolutivo socioemocional dessas crianças com suas famílias. Os resultados vislumbram um perfil socioemocional desses meninos e meninas. Analisam-se a influência da época do implante e o período de seu uso, além do tipo de educação que os pais prodigalizam aos seus filhos em tais condições, como também os conflitos familiares detectados. A conclusão principal é a de que estes últimos são mais relevantes do que a idade de aplicação do implante coclear e seu uso como variável interveniente.

Palavras-chave : Crianças surdas; Implante coclear; Desenvolvimento socioemocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License