SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1"Testes ABC": origem e desenvolvimentoResgatando a memória dos pioneiros: Antônio Miguel Leão Bruno (* 21/07/1903 - † 13/09/1997) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

C. BOA-VIAGEM A. COSTA, Hebe. Resgatando a memória dos pioneiros: Laerte Ramos de Carvalho (* 03/09/1922 - † 07/08/1972). Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 18-25. ISSN 1415-711X.

Escrever sobre a vida do Prof. Laerte Ramos de Carvalho não é tarefa fácil. Qualquer tentativa de descrevê-la sempre será pobre diante da expressividade de sua produção em diferentes setores, apesar do pouco tempo de que dispôs (faleceu antes de completar 50 anos). Precocemente demonstrou o seu talento, o que não passou despercebido por importantes personagens tais como o Prof. João Cruz Costa, Dr. Roldão Lopes de Barros e Julio Mesquita Filho entre outros. Filosofia, Educação e a imprensa à sua disposição, abriram-lhe importante espaço para expor suas idéias. A lucidez com que discutia os problemas da educação brasileira provocava profundos debates em favor da escola pública. O rigor científico nas suas pesquisas permitiu que ele refutasse, com brilhantismo, obras de respeitáveis estudiosos da Filosofia. Além de professor, ensaísta, editorialista destacou-se também na direção de instituições de ensino de prestígio. Uma vida assim tão rica precisa ser preservada, pois, na afirmação de Garcia Marques, a vida não acaba com a morte e sim com o esquecimento. Sua presença educativa em todas as atividades que exerceu merece tentativas, mesmo modestas, de relatar os seus feitos. Esta Academia sabiamente o distinguiu com a outorga do título de Patrono da Cadeira nº 8 pelos significativos serviços prestados à educação, incluindo nesse escopo a formação de discípulos, hoje diversas personalidades da ciência psicológica.

Palavras-chave : Laerte Ramos de Carvalho; Educação; Filosofia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License