SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Percepção da família pelos adolescentes com perda auditiva profunda adquiridaCompreensão e consideração dos professores sobre estilos de aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

EDUARDO AGUIRRE ANTUNEZ, Andrés  e  SANTOANTONIO, Jacqueline. Análise fenômeno-estrutural e o estudo de casos. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 53-71. ISSN 1415-711X.

O método fenômeno-estrutural tem suas origens em Eugène Minkowski e dirigese à análise dos dados imediatos da consciência, temporalidade vivida e do dinamismo do contato com a realidade. Françoise Minkowska inicia a análise da linguagem no método de Rorschach em casos com epilepsia e esquizofrenia. Zéna Helman ampliou tal análise a outras avaliações psicológicas e quadros psicopatológicos. Apresenta-se breve histórico dos fundamentos daquele método e uma análise do psicodiagnóstico de um caso com transtorno de personalidade borderline. Aplica-se o método de Rorschach, o Teste de Apercepção Temática – TAT e a Escala de Inteligência Wechsler – WAIS-III. O Rorschach revela o predomínio da estrutura sensorial de personalidade, elementos de oposição e contradição, qualidades mórbidas, desvitalização da percepção humana e dificuldade em perceber aspectos da realidade. O TAT indica preocupação e medo do outro, tom melancólico, tristeza, solidão e sentimentos do vazio. O WAIS III mostra melhor desempenho na área de execução e quociente de inteligência na média superior. A análise fenômeno-estrutural contribui para a compreensão da linguagem e da expressão tal qual se manifesta nessas provas, revelando como a paciente pode sentir e expressar os problemas que a afetam em suas características perceptivas, imaginativas e cognitivas.

Palavras-chave : Psicopatologia fenômeno-estrutural; Rorschach; TAT; WAIS-III; Transtorno de personalidade borderline; Psicodiagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License