SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Understanding and consideration of teachers regarding learning stylesEducational Psychology on contemporaneity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

COELHO, Celenita  and  M. DE QUEIROZ E PEREZ-RAMOS, Aidyl. Abstinência e a redução de danos no processo de recuperação dos dependentes de substâncias psicoativas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 79-86. ISSN 1415-711X.

O artigo analisa dois procedimentos na recuperação dos dependentes de substâncias psicoativas: os períodos de abstinência e a redução de danos, entendida esta como dependência moderada não prejudicando a vida normal. Os trabalhos disponíveis não chegam a resultados conclusivos, sendo também escassos na comunidade científica. A presente contribuição tem por finalidade auxiliar no esclarecimento sobre o valor desses procedimentos. Estudam-se os dados obtidos do Livro de Matrícula e dos prontuários de 43 recuperandos internos de uma instituição em prol da prevenção e da recuperação desses dependentes. Os resultados mostram expressiva freqüência na abstinência no programa de mútua ajuda, como follow-up após tratamento, e menor incidência na prática da redução de danos. São eles surpreendentes, no primeiro caso, e esperançosos no segundo, uma vez que este último é considerado como estratégia para alcançar abstinência estabilizada. A metodologia utilizada tanto no tratamento quanto no período de follow-up é tida como fator de grande influência nesses resultados.

Keywords : Drogaditos; Abstinência; Redução de danos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License