SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Abstinência e a redução de danos no processo de recuperação dos dependentes de substâncias psicoativasBrinquedotecas hospitalares, sua análise em função de critérios de qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

REGINA MALUF, Maria  e  VILLA VALLE CRUCES, Alacir. Psicologia educacional na contemporaneidade. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 87-99. ISSN 1415-711X.

O trabalho baseia-se em reflexões de caráter epistemológico que admitem a existência de uma crise das ciências na contemporaneidade, a qual se reflete na área Psicologia Educacional. Um olhar retrospectivo sobre os últimos 25 anos de Psicologia no Brasil leva ao reconhecimento da crítica radical que denunciou a psicologia educacional a serviço de interesses hegemônicos. Nos anos mais recentes, parece emergir um novo modo de conhecimento científico que ilumina novas práticas, mais apropriadas às necessidades sociais. Consolida-se a formação e atuação de psicólogos da educação, mais preparados na teoria e na prática para contribuir para a solução dos problemas da educação no Brasil..

Palavras-chave : Psicologia educacional; Psicologia escolar; Psicólogo da educação; Psicologia no Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License