SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2O ensino de Psicanálise: perspectiva da sua produçãoLino de Macedo: um construtor da Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ADES, César. Pedro de Alcântara, Haim Grünspun e a defesa da criança: discurso de posse na Academia Paulista de Psicologia. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 178-186. ISSN 1415-711X.

A Psicologia no Brasil, que se desenvolveu de forma impressionante nas últimas décadas, encontra-se no momento de integrar suas vertentes e compor um projeto centrado na contribuição social. Nesse contexto de engajamento estão as personalidades homenageadas, Pedro de Alcântara, pediatra, Patrono da Cadeira 19 da Academia Paulista de Psicologia, e Haim Grünspun, psiquiatra, seu último ocupante. Ambos dedicaram sua carreira ao estudo e à defesa da criança. Pedro de Alcântara que teve um papel importante no desenvolvimento institucional da higiene mental infantil entendia que não se pudesse atender à criança sem levar em conta suas necessidades psicológicas. Haim Grünspun, sem deixar de defender um enfoque multidisciplinar, deu destaque aos determinantes psicológicos. Contribuiu, com seus livros e artigos, ao estabelecimento da psiquiatria infantil entre nós. Além disso, lutou em prol dos direitos dos menores e das formas várias de atendê-los, através da atuação social e da intervenção dirigida ao contexto familiar. A pesquisa moderna tem desvendado, com rigor e inovação, os complexos processos que regem o comportamento de crianças, mostrando o modo como a programação evolutiva integra-se às condições do ambiente sociocultural e abrindo perspectivas para a prática psicológica.

Palavras-chave : Pedro de Alcântara; Haim Grünspun; Comportamento infantil; Psiquiatria infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License