SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Lino de Macedo: um construtor da PsicologiaBenefícios das atividades lúdicas na recuperação de crianças com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CHIODI, Marcelo Gulini  e  WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação psicológica: contribuições brasileiras. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 197-210. ISSN 1415-711X.

A área da avaliação psicológica é ampla e básica, abrangendo todos os campos da Psicologia. Durante a década de 90 do século passado, o impulso para a busca da melhoria da qualidade dos instrumentos e serviços oferecidos nesta área contou com a efetiva participação do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) fundado na época. A produção científica, que visa resgatar diferentes técnicas e instrumentos importantes no processo de investigação e intervenção psicológica, teve um avanço significativo com a instalação de novos laboratórios dedicados à pesquisa em avaliação psicológica, instalados em diversas universidades brasileiras. Apesar da grande complexidade que envolve a mensuração de traços e de outras características psicológicas, muitos instrumentos e técnicas têm sido elaborados e normatizados, possibilitando realizar esta tarefa, efetivamente, em diferentes contextos. Desta forma, este estudo tem por objetivo apresentar uma apreciação do histórico e estado atual da avaliação psicológica no Brasil, assim como das características dos testes, recurso importante nessa tarefa.

Palavras-chave : Testes; Avaliação psicológica; Validade; Precisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License