SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Benefit of ludic activities in the recovery of children with cancerBiogenetics and Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

KANAANE, Roberto  and  GUTIERREZ, Rômulo. O estudo das potencialidades humanas no contexto hoteleiro. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 222-236. ISSN 1415-711X.

Este artigo tem como propósito diagnosticar a percepção dos profissionais hoteleiros, frente à necessidade de empregar o seu potencial na implementação de novas idéias, para alcançar excelência nos serviços prestados em hotelaria. A pesquisa caracteriza-se como sendo: estudo exploratório-descritivo, utilizando-se de análises quantitativas e qualitativas. Os temas abordados referem-se: ao capital estrutural e ao capital intelectual nos meios de hospedagem; à caracterização dos serviços hoteleiros sob o prisma da hospitalidade; à percepção do ambiente hoteleiro; e os aspectos vinculados à motivação aplicada ao trabalho. Utiliza-se de um questionário com questões abertas e fechadas, para coletar os dados em pauta. Conclui-se, entre outros pontos, que os Meios de Hospedagem pesquisados ainda prescindem da criação de métodos mais eficientes para gerir seu Capital Intelectual, o que sustenta a concepção de que a Gestão do Conhecimento, quanto abordagem temática, necessita de novos estudos e pesquisas.

Keywords : Capital estrutural; Capital intelectual; Potencial humano; Profissional hoteleiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License