SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Biogenética e PsicologiaConstruções e “garimpagens”: quais as possibilidades? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

VALLE CRUCES, Alacir Villa. A pesquisa na formação de psicólogos brasileiros e suas políticas públicas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 240-255. ISSN 1415-711X.

O artigo aborda a importância da pesquisa na formação de psicólogos no Brasil. Resgata as primeiras preocupações com o preparo de profissionais, que datam do final do século XIX, e mostra que os modelos de formação de psicólogos propostos no século passado já se baseavam na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios são montados para o estudo científico e sistemático de teorias, métodos e técnicas e para fundamentar aplicações em diversas áreas. Porém, com a regulamentação da profissão a situação modifica-se. A expansão de cursos de Psicologia, em instituições que nem sempre tinham interesse pela pesquisa ou que não contavam com profissionais preparados para desenvolvê-las, provoca distanciamento entre pesquisa e ensino. A dificuldade de inserção profissional, intensificada a partir da década de oitenta, é associada à baixa qualidade da formação profissional, assim como à dificuldade de ampliação do mercado de trabalho e à imagem pública que se tem da profissão. Os avanços em direção a melhor qualificação profissional, contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, envolvendo a avaliação de cursos e das condições de ensino, têm estimulado a realização de pesquisas e propiciado a formação continuada de docentes, e, conseqüentemente, também têm conseguido fornecer melhor formação aos seus alunos.

Palavras-chave : História da psicologia; Psicólogo brasileiro: ciência e profissão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License