SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Construções e “garimpagens”: quais as possibilidades?Propriocepção: um conceito de vanguarda na área diagnóstica e terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SAKAMOTO, Cleusa Kazue. O brincar da criança: criatividade e saúde. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 267-277. ISSN 1415-711X.

A criatividade que essencialmente traduz a espontânea atividade que o ser humano pratica no seu relacionamento com o mundo, durante a infância atravessa um período de importante definição. O brincar na infância, exemplo da maior criatividade e desenvolvimento integral do ser humano, expressa os aspectos pessoal, social, cultural e as dimensões concretas das ações realizadas pelo corpo. Para Winnicott, durante a infância, o potencial criativo está a serviço da constituição de uma identidade pessoal, ao que vale acrescentar - é a obra criativa mais importante da existência humana, visto que todas as demais realizações derivarão desta primeira. É na infância que o ser humano explora as experiências reveladoras de aspectos subjetivos que lhe são próprios, experimenta os poderes e limites de seu corpo, imagina seus encantos e descobre seus desejos, põe à prova hipóteses sobre o seu entendimento do mundo, duvida da veracidade dos fatos, e ao mesmo tempo vai construindo crenças de si mesma, crenças sobre as pessoas, sobre como é o mundo social, sobre como é o universo concreto. A criança explora e descobre a si e ao mundo em direção à vida adulta, somando experiências determinantes que arquitetarão seu futuro. Neste sentido, a atenção à infância mostra-se um fator de grande interesse na prevenção da saúde mental de indivíduos e grupos, e para o conjunto e o equilíbrio social, no qual se pode definir padrões psiquicamente mais saudáveis e edificar uma sociedade humana fraterna.

Palavras-chave : Criatividade; Saúde; Criança; Brincar; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License