SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Percurso e perspectivas do Boletim Academia Paulista de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

NICARETTA, Marcelo Morais. A formação do mercado das psicoterapias nos Estados Unidos da América e no Brasil: Psicanálise, Psicologia clínica e Psicoterapias. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 20-36. ISSN 1415-711X.

O presente artigo tem por finalidade geral esclarecer a construção do mercado das psicoterapias nos Estados Unidos da América, no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Para tanto, seu objetivo principal é aprofundar uma questão essencial para a compreensão deste acontecimento, que foi a transformação do psicólogo clínico em psicoterapeuta, discutindo sobre as relações constituídas, neste período, entre a Psicanálise Médica Europeia e a Psicologia Clínica Americana, com sua importância para a construção deste mercado. Por fim, a partir do cenário estadunidense, discute-se a construção do mercado de psicoterapias no Brasil.

Palavras-chave : Psicoterapia; Psicanálise; Psicologia clínica; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License