SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1A formação do mercado das psicoterapias nos Estados Unidos da América e no Brasil: Psicanálise, Psicologia clínica e PsicoterapiasA destrutividade do adolescente, sob o enfoque da Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PEREZ-RAMOS, Aidyl M. de Queiroz e. Percurso e perspectivas do Boletim Academia Paulista de Psicologia. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 37-49. ISSN 1415-711X.

Esta revista é “sui generis”, existente há 28 anos, incluindo uma unidade científica e outra Acadêmica. Sua publicação, que já alcançou 75 números, é efetuada com rigorosa pontualidade. A autora do presente trabalho tem sido sua Editora durante 10 anos, o que pode garantir-lhe precisão aos dados aqui expostos. Os objetivos da revista são de natureza histórica e relativos ao progresso da Psicologia no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, relacionando-se com os propósitos da Academia Paulista de Psicologia, entidade à qual pertence. É feito breve relato deste sodalício com a comprovação dos seus nexos para com o periódico em exposição. Suas unidades básicas contemplam: a Científica, que inclui História da Psicologia; teorias e pesquisas empíricas, relatos de experiência e estudos de casos; e a Acadêmica, que se refere a acontecimentos da Academia e aos registros contínuos das contribuições profissionais dos seus membros. Resenhas, informações gerais e obituários completam o conteúdo do periódico. Nesse contexto, apresentam-se as mais expressivas contribuições, destacando-se os legados dos pioneiros da Psicologia no Brasil, tema constante nos números que se publicam. O percurso da revista é analisado em função dos períodos de gestão da Diretoria da Academia. De início, era um manual informativo, depois passou para um contexto científico e histórico da Psicologia, não se descurando da unidade Acadêmica. Conclui-se que o presente trabalho indica aportes seguros para o progresso da produção científica brasileira.

Palavras-chave : Revista; História da Psicologia; Academia Paulista de Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License