SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Percurso e perspectivas do Boletim Academia Paulista de PsicologiaResiliência e abrigos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MORHAIN, Yves; CHOUVIER, Bernard  e  PROIA, Stephane. A destrutividade do adolescente, sob o enfoque da Psicanálise. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 50-64. ISSN 1415-711X.

O presente trabalho relaciona-se com a demonstração de que as novas formas de psicopatologia do adolescente não mais se propõem ao registro da rivalidade ciumenta entre semelhantes e a luta pela posse de bens, mas se manifestam pela agressão ao outro, frequentemente de maneira súbita e brutal. Sob a influência da inveja primária e na impossibilidade de elaborar suas angústias arcaicas, os adolescentes destruidores permanecem no limite da ameaça da perda de identidade e de uma projeção de esvaziamento. Dois casos clínicos reforçam a tese da existência de uma queda brusca e narcísica aliada à pressão de um prazer arcaico como desencadeadores da pulsão de destruição. Os autores consideram que as atuações destrutivas dos adolescentes estudados têm por objetivo a falta de subjetivação ou forma de ser diferente, portador de um desejo próprio e, portanto, como uma defesa entre o desaparecimento subjetivo e assim uma luta desesperada para a sobrevivência psíquica.

Palavras-chave : Adolescência; Ódio; Inveja; Destrutividade.

        · resumo em Francês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License