SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Resiliência e abrigosA realização da função materna em casos de adoecimento da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

GIMENES, Beatriz Piccolo. O resgate do brincar na formação de educador. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 81-99. ISSN 1415-711X.

Investiga o valor das reminiscências lúdicas, individuais, para a formação do educador. São integrantes da pesquisa cento e dezessete alunas (117), de 20 a 45 anos, do curso de Pedagogia, de uma universidade situada em uma cidade de grande porte. Elas escrevem, desenham o brincar e apresentam os brinquedos prediletos remanescentes na sua infância, como apoio ao emprego do lúdico aos seus futuros alunos, especialmente àqueles que frequentariam a Educação Infantil. Para a pesquisa, utiliza-se a análise quantitativa e qualitativa da frequência das brincadeiras e brinquedos apresentados. Tendo em vista os resultados e sua discussão, conclui-se que jogos como amarelinha e pular corda são os mais frequentes e, entre os brinquedos, a boneca, todos esses brinquedos considerados vigentes para a nossa atualidade educacional, tendo como objeto a criança. Mostra-se, com isso, a viabilidade da presente pesquisa.

Palavras-chave : Reminiscências; Lúdico; Formação pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License