SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Stress ocupacional e qualidade de vida em clérigos(as)Intervenção psicomotora lúdica na construção do pensamento operatório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

GODOY, Renata Semensato Pereira de  e  PECANHA, Dóris Lieth Nunes. Cultura organizacional e processos de inovação: um estudo psicossociológico em empresa de base tecnológica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 142-163. ISSN 1415-711X.

Esta pesquisa analisa, sob o olhar da psicossociologia, as relações entre cultura organizacional e processos de inovação em empresa, de base tecnológica, situada em cidade universitária do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Busca-se identificar e compreender aspectos da cultura organizacional que facilitam ou dificultam os processos de inovação. Considerando as características do problema, opta-se por estratégia de investigação mista (delineamento quanti-qualitativo). Têm-se como hipóteses no estudo de caso: os processos de inovação focalizam mais os aparatos visíveis, como a tecnologia, do que aspectos intangíveis como a cultura da inovação; e a busca por inovação aparece mais nas políticas internas de aquisição de tecnologia do que nas políticas de Gestão de Pessoas. Instrumentos: questionário, escalas e entrevistas semi-estruturadas com lideranças e colaboradores da equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Os resultados apoiam a primeira hipótese e, parcialmente, a segunda. Os dados sugerem que a inovação está positivamente relacionada à existência de uma cultura organizacional específica. Contudo, para que a inovação ocorra, não é necessário que todos os fatores referidos na literatura estejam presentes na organização; porém, a existência de alguns, como: tolerância à ambigüidade e ao erro; trabalho desafiante e em equipe; suporte das lideranças; comunicação clara; coesão e reconhecimento de esforços que favorecem a inovação e a saúde do trabalhador.

Palavras-chave : Cultura organizacional; Inovação; Psicossociologia; Cultura da inovação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License