SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Cultura organizacional e processos de inovação: um estudo psicossociológico em empresa de base tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SANTOS, Solange R. M. Camargo dos  e  OLIVEIRA, Vera Barros de. Intervenção psicomotora lúdica na construção do pensamento operatório. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.1, pp. 164-182. ISSN 1415-711X.

Este estudo investiga a influência de intervenção psicomotora lúdica na construção do pensamento operatório concreto e desempenho neuromotor de alunos com lentidão no aproveitamento escolar da 2ª série do Ensino Fundamental. O grupo de participantes compõe-se por 18 escolares, de 7 a 11 anos, de ambos os sexos, organizados em dois grupos: experimental (G.E. nº 9) e controle (G.C. nº 9). A pesquisa desenvolve-se em três etapas. Aos dois grupos são aplicados pré-teste (1ª etapa) e pós-teste (3ª etapa), constando de duas sessões individuais em cada etapa, com a utilização dos seguintes instrumentos: Provas Operatórias de Piaget, teste Piaget-Head de Orientação Direita- Esquerda e subteste de Aritmética do teste de Desempenho Escolar de Stein, teste de Shuttle Run. A 2ª etapa, exclusiva do G.E., consta da intervenção psicomotora lúdica, em 12 sessões grupais de 50 minutos cada. Utiliza-se da prova estatística de Wilcoxon, para comparação dos dados entre os grupos. Os resultados referentes às noções de Classificação (p=0,01), Seriação (p=0,03), Aritmética (p=0,16) e Orientação Direita-Esquerda (p=0,01) indicam uma diferença superior significativa no G.E. Nas demais provas, não foi observada diferença significativa entre os grupos.

Palavras-chave : Psicomotricidade; Lúdico; Aproveitamento escolar; Piaget.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License