SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Psicologia da mediunidade: do intrapsíquico ao psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

COSTA, Hebe C. Boa-Viagem A.. Resgatando a memória dos patronos: Enjolras Vampré - Cadeira 38 (* 04/07/1885 - † 17/05/1938). Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 227-232. ISSN 1415-711X.

O Patrono da Cadeira nº. 38, Dr. Enjolras Vampré, foi uma personalidade marcante que se destacou no campo da medicina especialmente em Neurologia e Psiquiatria e a relação com a Psicologia. Figura ímpar na capacidade didática, foi capaz de contagiar seus assistentes e discípulos com o entusiasmo pela profissão e desejo intenso de continuamente ir além. Nunca procurou impor-se como o melhor no seu campo de atuação e sim dar oportunidade para que os outros brilhassem ao seu redor. É interessante notar a grande quantidade de trabalhos produzidos que contavam com a colaboração de seus assistentes e discípulos. Assim, revelou-se, socialmente, um psicólogo em ação.

Palavras-chave : Psiquiatria; Neurologia; Enjolras Vampré.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License