SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Redeeming the memory of the patrons: Enjolras Vampré - Cadeira 38 (* 04/07/1885 - † 17/05/1938)Roles assigned to the family in the prodution of madness: some reflections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

ZANGARI, Wellington  and  MARALDI, Everton de Oliveira. Psicologia da mediunidade: do intrapsíquico ao psicossocial. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 233-252. ISSN 1415-711X.

O presente artigo propõe levantar alguns dos principais aspectos que caracterizaram a história das pesquisas científicas sobre o fenômeno da mediunidade, desde sua passagem por concepções que tendiam, inicialmente, a enfocar mais os aspectos intrapsíquicos da experiência mediúnica para concepções mais recentes, que procuram se valer de uma perspectiva psicossocial. Apresenta-se um breve histórico dos estudos pioneiros sobre a mediunidade, enfatizando a contribuição das pesquisas efetuadas por membros eminentes da Society for Psychical Research entre o século XIX e XX, cujo interesse centrava-se mais na verificação da hipótese da sobrevivência do que em elucidar a psicologia envolvida nos fenômenos mediúnicos, embora muitas de suas contribuições fossem significativas para uma elucidação da psicodinâmica e da psicopatologia da mediunidade. São os antropólogos e sociólogos que, mais recentemente, começam a devotar sua atenção aos fenômenos mediúnicos, oferecendo-lhes explicações mais sensíveis a uma leitura cultural e psicossocial. O trabalho iniciado por esses pesquisadores desencadeia mudança significativa na maneira de se estudar o fenômeno da mediunidade, antes compreendido apenas no nível de teorias psicopatológicas ou intrapsíquicas, que tendiam a apresentar-se de forma reducionista frente à complexidade de tais experiências. O artigo apresenta contribuições investigativas recentes no Brasil que, a partir de uma perspectiva psicossocial, visam compreender as lacunas que ainda cercam o estudo psicológico da mediunidade.

Keywords : Mediunidade; Intrapsíquico; Psicossocial; Pesquisa científica da mediunidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License