SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Psychology of mediumship: from the intrapsychic to a psychosocial approachPsycho clinics and childhood care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

PEGORARO, Renata Fabiana. Papéis atribuídos à família na produção da loucura: algumas reflexões. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 253-273. ISSN 1415-711X.

O objetivo deste artigo consiste em arrolar as concepções a respeito da participação das famílias na produção/manutenção da loucura em diferentes momentos históricos e destacar de que modo a presença delas é vista em serviços públicos brasileiros. Ancora-se na legislação vigente e em estudos publicados no Brasil. Parte-se da necessidade de isolar o louco/doente mental da família para tratá-lo, no momento da criação dos hospitais especializados em Psiquiatria, discutindo-se, em seguida, os movimentos que, ao longo do Século XX, reposicionaram a família como fator importante para atenção prestada pelos serviços, notadamente extra-hospitalares. O crescente número de serviços em saúde mental no Brasil e a presença de equipes formadas por diferentes profissionais no cuidado do sofrimento psíquico tornam esta revisão de maior interesse para as categorias de profissionais envolvidas, dentre elas a da Psicologia. Ressalta-se a presença das famílias, na atualidade, como suporte para permanência do usuário na comunidade e a necessidade de criação de estratégias, pelos serviços de base comunitária, para o cuidado às famílias e não apenas ao doente mental.

Keywords : Família; Loucura; Sofrimento psíquico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License