SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Resiliência e controle do stress em juízes e servidores públicosA dor do adoecer e do morrer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

AZEVEDO, Guilherme Magnoler Guedes de  e  NEME, Carmen Maria Bueno. Simbiose e psoríase: um estudo psicanalítico. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 307-321. ISSN 1415-711X.

O presente trabalho discute o caso clínico de uma criança com psoríase assistida em uma clínica-escola de Psicologia de uma universidade pública. É utilizado o referencial psicanalítico baseado nas descobertas de Melanie Klein sobre desenvolvimento mental primitivo e de José Bleger acerca do conceito de simbiose. O objetivo do trabalho consiste em buscar a compreensão psicodinâmica da doença, com atenção às relações vinculares mãe-criança. É constatado que ambas viviam em mútua dependência e a doença é explicada como fator dessa relação vincular. Analisam-se os conteúdos inconscientes de cada participante do estudo através de sessões terapêuticas. Os resultados alcançados são positivos, sendo obtida a remissão atual dos sintomas da psoríase e uma diminuição dos níveis de ansiedade entre mãe-filha. Por tratar-se dessa manifestação vincular, ambas são atendidas pelo mesmo terapeuta, embora separadamente. Conclui-se que no manejo de patologias relacionadas a problemas vinculares criança-mãe e vice-versa é importante observar a possibilidade de o atendimento terapêutico abranger ambas as partes envolvidas, pelo menos inicialmente.

Palavras-chave : Simbiose; Relações familiares; Psicanálise; Psoríase.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License