SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2A dor do adoecer e do morrerInteração entre práticas parentais e sensibilidade límbica na determinação do stress crônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PECANHA, Dóris Lieth Nunes. Cultura organizacional e saúde: contribuições da psicodinâmica do trabalho. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 329-344. ISSN 1415-711X.

Estudos sobre Cultura Organizacional (CO) e seus efeitos na Saúde (SAU) das pessoas são raros, em especial no Brasil. Observa-se ainda que termos como saúde organizacional, saúde no trabalho e bem-estar nas organizações são usados sem o necessário discernimento. Portanto, este estudo apresenta definições relativas a eles e revisa contribuições teóricas e empíricas relativas à CO e à SAU, articulando essas dimensões. Propõe-se, ao final, diretrizes de pesquisa e delineamentos metodológicos no âmbito da psicodinâmica do trabalho. Na dimensão CO sugere-se o estudo dos valores organizacionais, sendo que a variável SAU poderia ser analisada através das vivências dos sujeitos, de prazer e de sofrimento no trabalho, bem como pelas defesas coletivas utilizadas por eles nas organizações.

Palavras-chave : Cultura organizacional; Saúde no trabalho; Psicodinâmica do trabalho; Dejours.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License