SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Cultura organizacional e saúde: contribuições da psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

BENZONI, Paulo Eduardo  e  LIPP, Marilda Emannuel Novaes. Interação entre práticas parentais e sensibilidade límbica na determinação do stress crônico. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 345-353. ISSN 1415-711X.

O presente trabalho se constitui em uma reflexão sobre a possível interação entre práticas educativas parentais e a atividade límbica, na contribuição para o desenvolvimento do stress crônico. Essa interação possibilitaria a aquisição dos temas de vida, que se propõe seja um fator contribuinte para a ontogênese do stress crônico. A ação do hipocampo na organização, na atuação da amígdala, do cerebelo na consolidação de memórias emocionais e também na sua reconsolidação decorrente da sua evocação, contribuiriam de modo interativo com as experiências de vida da criança para moldarem o modo de se perceber e reagir aos fatores estressógenos de sua vida. Os temas de vida estressantes se desenvolveriam, assim, em pessoas com maior vulnerabilidade límbica, como o produto da aprendizagem moldada pelo estilo de educação utilizado pelos pais que pode gerar memórias afetivas intensas.

Palavras-chave : Stress crônico; Práticas parentais; Neurobiologia; Memória afetiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License