SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Resgatando a memória dos patronos: Cândido Mota Filho (* 16/09/1897 - † 04/02/1977) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

MONARCHA, Carlos. Escola "Pacheco e Silva" anexada ao Hospital de Juqueri (1929-1940). Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 7-20. ISSN 1415-711X.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o Pavilhão-Escola instalado no Hospital de Juqueri, São Paulo, em 1929, por iniciativa do psiquiatra Antonio Carlos Pacheco e Silva, organizada pelo pediatra Vicente Baptista da Silva e professores Norberto de Souza Pinto e Celso Guimarães da Fonseca. Ela constitui um verdadeiro pioneirismo ao desenvolvimento da Educação Especial e da Psicologia, então chamada dos anormais. Percebe-se a mudança do tratamento apenas de origem médica para o da inclusão da Psicologia e da Educação no desenvolvimento das crianças afetadas por deficiência mental ou por psicopatias. A influência das ideias de educadores, como os citados anteriormente, foram efetivas nessa modificação.

Palavras-chave : Escola "Pacheco e Silva; Crianças com necessidades especiais; Educação especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )