SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1O Projeto de Lei do "ato médico" e a perspectiva dos psicólogos e de outros profissionais no campo da saúdeDo bicho que vive de ar, em diante: uma pequena história da Etologia no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SOUZA, Kátia Ovídia José de  e  PEGORARO, Renata F.. Resgate da relação cuidador-paciente em diferentes momentos e contextos históricos com reflexões atuais da Psicologia da Saúde e da Psicologia Analítica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 68-89. ISSN 1415-711X.

Com a compreensão do cuidado ao paciente não restrita à atividade médica, mas envolvendo também outros profissionais de saúde como dentista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta em unidades de atenção à saúde, a proposta do artigo é realizar uma reflexão sobre como o contexto social e político de uma época pode influenciar a forma do relacionamento do profissional de saúde com seus pacientes. Isto porque o Zeitgeist, o espírito da época com seu pensamento filosófico e cultural estruturam as concepções de saúde e doença. Através de uma revisão histórica, chega-se a modelos de relacionamento entre profissionais e paciente. A construção de uma antiga prática de cuidado à saúde até a atualidade é sujeita à influência histórica, e como recorte estabelece-se aqui um segundo objetivo do artigo: realizar breve apresentação sobre a forma de olhar o cuidado na saúde na Psicologia Analítica de C. G. Jung. Este autor considerava os aspectos sociais e culturais, atuais e ancestrais, na busca da compreensão do sujeito nas características biológicas, psicológicas, sociais e também transdisciplinares. A perspectiva junguiana ressalta a atenção do profissional de saúde com os fenômenos da transferência e contratransferência, sendo que a análise educativa pode auxiliar esse processo. A atenção integral ao sujeito favorece o vínculo terapêutico, que auxilia os cuidados de sua saúde.

Palavras-chave : Profissional de saúde e paciente; Cuidado à saúde; Saúde e doença; Psicologia Analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )