SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Resgate da relação cuidador-paciente em diferentes momentos e contextos históricos com reflexões atuais da Psicologia da Saúde e da Psicologia AnalíticaAvaliação de evento científico educacional por seus participantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

ADES, César. Do bicho que vive de ar, em diante: uma pequena história da Etologia no Brasil. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 90-104. ISSN 1415-711X.

Começa o interesse anedótico por comportamento animal no Brasil na época dos viajantes, cronistas e missionários dos séculos XVI-XVII, tendo sido nossos animais observados no final do século XVIII por Alexandre Rodrigues Ferreira fora, contudo, do enfoque etológico. Fritz Müller, radicado em Santa Catarina, no século XIX teve contribuições pioneiras à área sem que seu trabalho alcançasse repercussão local. A etologia se firma entre nós na segunda metade do século XX, com cursos e pesquisas no Instituto de Psicologia da USP, com a inauguração dos Encontros de Etologia e a criação da Sociedade Brasileira de Etologia, entre outras iniciativas, tendo atingido, no limiar do século XXI, uma produtividade científica plena e diversificada, ainda em desenvolvimento.

Palabras clave : Etologia; História; Acontecimentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )