SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Do bicho que vive de ar, em diante: uma pequena história da Etologia no BrasilResposta à dor em pacientes com autismo de alto funcionamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

WITTER, Geraldina Porto; FUJIWARA, Ricardo; SOUZA, Jamili Rasoul Salem de  e  WUO, Wagner. Avaliação de evento científico educacional por seus participantes. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 105-116. ISSN 1415-711X.

As Universidades envolvem-se em muitos eventos científicos, de divulgação do saber técnico-científico e cultural. Eventos dessa natureza consomem recursos financeiros e grande esforço das pessoas e precisam ser avaliados. O objetivo é avaliar, do prisma do participante, um evento sobre o Ano Internacional da Astronomia, aberto à comunidade, utilizando o conhecimento astronômico para mostrar aos participantes que as ciências exatas e da Terra são compreensíveis, belas e que propiciam ao indivíduo habilidades para compreender diversas situações de seu cotidiano. Participam 216 pessoas do gênero feminino e 159 do masculino que respondem a um questionário sobre o evento. Os resultados mostram algumas diferenças de gênero, mas a observação do céu são as que mais apreciam. No todo, as palestras constituem a atividade de que mais gostam (40,19%) e o que menos gostam é do som (28,37%). Avaliam que aprendem muito sobre vários aspectos, a maioria (69,87%) pretende partilhar com outros o aprendido e não sabem se a escola irá solicitar algum trabalho sobre a matéria.

Palavras-chave : Avaliação de evento; Psicologia educacional; Ensino de Astronomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )