SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Evaluation of scientific educational event by participantsThe inner self in a model of unification of psychic disturbances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

TARELHO, Luciana Gomes; TORTAMANO, Carina Gisele Costa e Isabel Peixoto  and  ASSUMPCAO JUNIOR, Francisco Baptista. Resposta à dor em pacientes com autismo de alto funcionamento. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 117-127. ISSN 1415-711X.

A sensibilidade reduzida à dor é largamente relatada como característica comum das crianças com autismo. O objetivo deste estudo é avaliar a resposta à dor em pacientes com essa síndrome, utilizando-se de um grupo controle. Emprega-se como procedimento de obtenção de dados estímulo elétrico no dente e um instrumento subjetivo, a escala de faces para dor. Os resultados são comparados em 20 sujeitos do sexo masculino com autismo de alto funcionamento e 20 sujeitos do sexo masculino não afetados, ambos os grupos com idade média entre 17 e 20 anos. Os níveis de limiar à dor em pacientes com autismo são significativamente maiores que os do grupo de comparação. Além disso, não há diferença aparente entre os grupos com respeito à escala de faces. A disfunção executiva, os prejuízos na interação social e na comunicação nos afetados por autismo podem ter um papel importante na resposta à dor.

Keywords : Autismo; Transtornos globais do desenvolvimento infantil; Dor; Estimulação elétrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )