SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Avaliação de evento científico educacional por seus participantesO Ser Interior em um modelo de unificação das perturbações psíquicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

TARELHO, Luciana Gomes; TORTAMANO, Carina Gisele Costa e Isabel Peixoto  e  ASSUMPCAO JUNIOR, Francisco Baptista. Resposta à dor em pacientes com autismo de alto funcionamento. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 117-127. ISSN 1415-711X.

A sensibilidade reduzida à dor é largamente relatada como característica comum das crianças com autismo. O objetivo deste estudo é avaliar a resposta à dor em pacientes com essa síndrome, utilizando-se de um grupo controle. Emprega-se como procedimento de obtenção de dados estímulo elétrico no dente e um instrumento subjetivo, a escala de faces para dor. Os resultados são comparados em 20 sujeitos do sexo masculino com autismo de alto funcionamento e 20 sujeitos do sexo masculino não afetados, ambos os grupos com idade média entre 17 e 20 anos. Os níveis de limiar à dor em pacientes com autismo são significativamente maiores que os do grupo de comparação. Além disso, não há diferença aparente entre os grupos com respeito à escala de faces. A disfunção executiva, os prejuízos na interação social e na comunicação nos afetados por autismo podem ter um papel importante na resposta à dor.

Palavras-chave : Autismo; Transtornos globais do desenvolvimento infantil; Dor; Estimulação elétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )