SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Resposta à dor em pacientes com autismo de alto funcionamentoA situação das prisões no Brasil e o trabalho dos psicólogos nessas instituições: uma análise a partir de entrevistas com egressos e reincidentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

TRINCA, Walter. O Ser Interior em um modelo de unificação das perturbações psíquicas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 128-135. ISSN 1415-711X.

O ser interior é uma noção fenomenológica introduzida na Psicanálise para expressar a realidade primária relativa ao ser essencial da pessoa. Distingue-se do self, que é uma forma de organização globalizante, apresentando-se como um campo de forças em estado de conflito. O contato da pessoa com seu próprio ser constitui uma função primordial. Maior ou menor contato determinam graus de sanidade, como também de perturbação psíquica. O distanciamento de contato responde por fragilidade e por uso de sensorialidade, que se vêm instalar no self sob a forma de sistemas mentais determinantes. Nas perturbações psíquicas, o paciente tende a "escolher" entre a fragilidade ou a sensorialidade, sob o distanciamento de contato. Como os graus do distanciamento permanecem iguais, seja numa ou noutra modalidade de "escolha", é possível organizar a compreensão das perturbações psíquicas em conformidade com um eixo do contínuo de contato. Neste, os sistemas mentais determinantes são classificados por graus, sendo que diferentes perturbações psíquicas correspondem a diferentes graus do contínuo. Daqui se pode elaborar uma escala unificada de perturbações psíquicas, decorrentes da fragilidade do self e da sensorialidade. Além disso, o eixo do contínuo de contato permite compreender processos de abertura à experiência emocional, em que o contato com o ser interior se amplia em graus, determinando diferentes formas de expansão da consciência.

Palavras-chave : Psicanálise / metapsicologia; Teorias psicanalíticas; Instâncias psíquicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )