SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Cuidado paliativo: benefícios da ludoterapia em crianças hospitalizadas com câncerAvaliação quali-quantitativa de intervenção com yoga na promoção da qualidade de vida em uma universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SANTOS, Vilma Moreira dos  e  OLIVEIRA, Vera Barros de. O resgate da ilusão via narrativa simbólica: um estudo de caso de síndrome do pânico após assédio moral. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 184-198. ISSN 1415-711X.

Este estudo acompanha a evolução de caso clínico prolongado junto a uma paciente com síndrome do pânico após sofrer dano moral. Baseia-se em Winnicott, buscando o resgate de sua ilusão, condição de sua inserção na realidade. Utiliza-se de narrativas simbólicas, como fábulas como "A carroça vazia", "O bambu chinês" e filmes, como o "Click" e o "Chocolate", associados a técnicas de relaxamento. Ambos, fábulas e filmes, apresentando temáticas apropriadas ao momento da evolução do caso. Verifica a progressiva diminuição das crises de pânico. A associação de técnicas de relaxamento a narrativas mostra-se adequada, permitindo à paciente lidar com seus núcleos narcísicos e fóbicos de forma menos sofrida. A conquista do self permite-lhe uma retomada de suas atividades pessoais e profissionais, usufruindo de lazer e confiança em si.

Palavras-chave : Resgate da ilusão; Narrativa simbólica; Síndrome do pânico; Assédio moral; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )