SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1O resgate da ilusão via narrativa simbólica: um estudo de caso de síndrome do pânico após assédio moralDeficiência auditiva: estudos clínicos sobre o narcisismo materno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PECANHA, Doris Lieth  e  CAMPANA, Daniel Perdigão. Avaliação quali-quantitativa de intervenção com yoga na promoção da qualidade de vida em uma universidade. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 199-218. ISSN 1415-711X.

Avalia-se um projeto de qualidade de vida no trabalho (QVT) pela relação entre a prática do Yoga e a forma como dez servidores de uma universidade pública percebem a QVT e lidam com o estresse (= coping). Este foi divido em estratégias de Enfrentamento e de Evitação. A literatura indica que o Yoga favorece o bom funcionamento psicossomático e o controle emocional. No delineamento quantitativo, tem-se a hipótese de que o praticante de Yoga tenderia a um aumento das estratégias de enfrentamento do estresse e diminuição da evitação. Método: quali-quantitativo, com linha de base e medidas repetidas. Instrumentos: Questionário sobre QVT, e Inventário de Respostas de Coping no Trabalho utilizados no início e no término do projeto; Entrevista coletiva. Resultados qualitativos: ao final da prática houve incremento das vivências de prazer e minimização de vivências de sofrimento, expressando melhoria da QVT; quantitativos: houve aumento das estratégias de Enfrentamento, em especial na subcategoria Reavaliação Positiva; e diminuição da busca de Orientação externa. Nas estratégias de Evitação, a Aceitação Resignada foi a mais sensível à intervenção, sendo menos utilizada ao final da prática. Conclusão: em geral, os participantes deixaram de evitar situações problemáticas, passando a enfrentálas positivamente. A Reavaliação Positiva, associada à menor busca de Orientação externa, corrobora a esperada autonomia decorrente da prática do Yoga. A diminuição da Aceitação Resignada sugere a atitude ativa que, em geral, caracteriza um praticante de Yoga. Os resultados, embora limitados ao pequeno grupo, confirmam a hipótese colocada, encorajando a utilização e pesquisa do Yoga como ferramenta de QVT.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Yoga; Coping; Entrevista coletiva; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )