SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Avaliação quali-quantitativa de intervenção com yoga na promoção da qualidade de vida em uma universidadeMúsica e mente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ASANO, Cassia Yuri; NEME, Carmen Maria Bueno  e  YAMADA, Midori Otake. Deficiência auditiva: estudos clínicos sobre o narcisismo materno . Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp. 219-236. ISSN 1415-711X.

O diagnóstico de deficiência auditiva (DA) em um filho constitui-se uma situação de crise que inclui uma possível quebra no narcisismo parental, demandando um processo de reorganização individual, conjugal e familiar. A mãe é a principal figura a dedicar-se aos cuidados com o bebê e é ela quem geralmente assume maiores responsabilidades no processo de habilitação ou reabilitação da criança, tendo ainda que lidar com suas expectativas e narcisismo frustrados. Este estudo visa investigar os efeitos do nascimento de um filho com DA no narcisismo materno, aqui entendido como estágio normal da evolução psicossexual do ser humano, necessário para a preservação da vida, e não como patologia. São realizados cinco estudos clínicos de mães de crianças com DA, diagnosticadas estas últimas há menos de um ano. Os dados são coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e do Teste de Apercepção Temática (TAT). Constata-se que o nascimento de um filho com DA dificulta a satisfação narcísica esperada e que investindo seus afetos e anseios quase que unicamente na criança, a mãe espera reconstruir seu sonho, obtendo a "cura" da deficiência e a "normalidade" do filho, por meio do implante coclear.

Palavras-chave : Narcisismo materno; Deficiência auditiva; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )