SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85Entre a atividade perceptiva e a fantasmática: Nina Rausch de Traubenberg e o método de RorschachSobre meu encontro com Lévi-Strauss índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CUSTODIO, Eda Marconi. Maria Julia Kovács: uma pesquisadora refletindo sobre a morte. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 243-253. ISSN 1415-711X.

Este artigo é apresentado pela autora, na Sessão Solene da Academia Paulista de Psicologia quando da saudação à Maria Julia Kovács, em 18 de setembro de 2013, por ocasião de sua posse na Cadeira nº 24. Trata-se, a partir de sua formação em Psicologia pela PUCSP, sua inserção nos estudos e práticas profissionais relacionados às pessoas com deficiência, seu ingresso no Programa de Pós Graduação no IPUSP, seu interesse pelos estudos em Psicologia da Morte. Apresenta sua grande produção nessa área e sua contribuição aos pacientes hospitalizados, seus familiares e profissionais da área da Saúde. Descreve o impacto que todos temos diante do tema da morte e como vários autores têm abordado esse tema, tanto do ponto de vista social quanto psicológico. Resgata algumas produções humanas, que demonstram como temos nos defrontado com a questão da morte na tentativa de superá-la, ou representa-la artisticamente no cotidiano. Apresenta a ideia de que a morte não diz respeito apenas ao término da vida, mas como alguns autores e a própria Júlia, assinalam ao processo de experienciar micro mortes no cotidiano.

Palavras-chave : Maria Julia Kovács; Psicologia da morte; morte no cotidiano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License