SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85Maria Julia Kovács: Una investigadora reflexionando sobre la muerteAcerca de mi encuentro con Levi-Strauss índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versión impresa ISSN 1415-711X

Resumen

GRUBITS, Sonia. Sobre meu encontro com Lévi-Strauss. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 254-267. ISSN 1415-711X.

No presente artigo a autora faz um relato sobre entrevistas presenciais efetuadas durante dez anos com Claude Lévi-Strauss, em Paris. O interesse da autora pelas pesquisas com populações indígenas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o início de suas atividades na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, (MS) são o ponto de partida para suas pesquisas que favoreceram a sua aproximação com o antropólogo. Outros fatos relevantes foram à leitura da obra de Claude Lévi-Strauss, Tristes Trópicos, com importantes informações sobre a região e seus índios, os estudos no Programa de Mestrado em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP e doutorado em Paris 8- Sorbonne. As pesquisas com grupos Bororo de MT e Kadiwéu de MS foram fatos que revelaram a maior afinidade e promoveram uma grande amizade entre a autora e o antropólogo. Os dois grupos étnicos marcaram início dos estudos de Claude Lévi-Strauss e sua Teoria - Antropologia Estrutural na década de 30. Além da correspondência trocada entre ambos, vários encontros estão descritos no texto.

Palabras clave : Bororo; Kadiwéu; Antropologia Estrutural; Lévi- Strauss.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License