SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue85About my meeting with Levi-StraussPsychological aspects of pathological use of the internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

PRUDENCIATTI, Shaday M.; TAVANO, Liliam D'Aquino  and  NEME, Carmen Maria Bueno. O Desenho: Estória na atenção psicológica a crianças na fase pré - cirúrgica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 276-291. ISSN 1415-711X.

O processo de hospitalização é gerador de estresse e, para crianças, pode ser vivido como algo ameaçador, de ansiedades e angústias, potencializadas pela necessidade de cirurgias. Neste trabalho identificam-se as vivências de crianças indicadas para cirurgias de diferentes malformações craniofaciais, as quais, em muitos casos exigem mais de uma cirurgia estética ou reparadora. Trata-se de estudo quanti-qualitativo com base em estudos clínicos. A amostra é intencional e se constitui de dez crianças, cinco meninos e cinco meninas, em situação pré-cirurgica no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC-USP, Bauru-SP (hospital-escola). Como instrumentos para a coleta de dados utilizam-se do Desenho-Estória com Tema de Walter Trinca e de um inquérito complementar. Os resultados indicam que o citado instrumento mostra-se adequado para a identificação das vivencias infantis e auxilia as crianças a lidarem com situação estressora. Algumas das crianças revelam seus sentimentos de ansiedade e temor e outras manifestam defesas, como a negação. Em todos os casos identificam-se estados emocionais de preocupação, como ansiedade e medo ou, ainda, a negação desses sentimentos. Conclui-se pela necessidade de se criar condições mais favoráveis para a identificação e abordagem das vivências infantis frente a cirurgias em ambiente hospitalar, propondo-se o Desenho-Estoria com Tema, como instrumento revelador dessas vivências. Destaca-se a relevância da intervenção psicológica no contexto hospitalar, mediando sentimentos e fantasias infantis que criam ou potencializam estados emocionais de ansiedade, temor e angustia, em fase pré-cirurgica.

Keywords : Desenhos-Estória; hospitalização; pré-cirurgia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License