SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue85Psychological aspects of pathological use of the internetInternal consistency and factorial structure of the future expectation scale in Brazilians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

CUNHA, Maiara Pereira  and  BORGES, Lucienne Martis. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) na infância e na adolescência e sua relação com a violência familiar. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 312-329. ISSN 1415-711X.

O presente artigo, de natureza teórica sobre o Transtorno de Estresse Pós- Traumático (TEPT) na infância e adolescência, tem como objetivo apresentar observações que enfatizam os seguintes aspectos: prevalência do TEPT na infância e adolescência, relação da violência familiar versus TEPT e comorbidades. O TEPT é classificado como um transtorno de ansiedade, e sua prevalência é de 6,5% na população brasileira. A violência familiar e - seja ela física, psicológica, sexual ou negligência - e suas diferentes expressões, podem desencadear o TEPT em crianças e em adolescentes. Além disso, quando se desenvolve o referido transtorno, pode-se apresentar comorbidades, sendo as mais frequentes: transtornos do humor, transtornos de ansiedade e o transtorno de déficit de atenção (TDA) e de comportamento diruptivo (TDACD). Com base nessas observações, é imprescindível refletir sobre as orientações destinadas a crianças e adolescentes na tentativa de minimizar o impacto e sua possível cronificação.

Keywords : TEPT; infância; adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License