SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85Aspectos psicológicos do uso patológico de internetConsistência interna e estrutura fatorial da escala de expectativa de futuro em brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

CUNHA, Maiara Pereira  e  BORGES, Lucienne Martis. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) na infância e na adolescência e sua relação com a violência familiar. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 312-329. ISSN 1415-711X.

O presente artigo, de natureza teórica sobre o Transtorno de Estresse Pós- Traumático (TEPT) na infância e adolescência, tem como objetivo apresentar observações que enfatizam os seguintes aspectos: prevalência do TEPT na infância e adolescência, relação da violência familiar versus TEPT e comorbidades. O TEPT é classificado como um transtorno de ansiedade, e sua prevalência é de 6,5% na população brasileira. A violência familiar e - seja ela física, psicológica, sexual ou negligência - e suas diferentes expressões, podem desencadear o TEPT em crianças e em adolescentes. Além disso, quando se desenvolve o referido transtorno, pode-se apresentar comorbidades, sendo as mais frequentes: transtornos do humor, transtornos de ansiedade e o transtorno de déficit de atenção (TDA) e de comportamento diruptivo (TDACD). Com base nessas observações, é imprescindível refletir sobre as orientações destinadas a crianças e adolescentes na tentativa de minimizar o impacto e sua possível cronificação.

Palavras-chave : TEPT; infância; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License