SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) na infância e na adolescência e sua relação com a violência familiarIntensidade de sintomas depressivos em adolescentes através da escala de depressão de Beck (BDI-II) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SOUZA, Marcos Aguiar de; PEREIRA, Paulo Rodrigues Fernandes; FUNCK, André Luiz  e  FORMIGA, Nilton S.. Consistência interna e estrutura fatorial da escala de expectativa de futuro em brasileiros. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 330-353. ISSN 1415-711X.

O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento e análise das propriedades psicométricas de um instrumento destinado a mensurar a expectativa de futuro em adolescentes e em adultos brasileiros. O estudo é realizado em duas etapas. Na primeira é aplicada a versão inicial da escala, composta por 33 itens em formato Likert, sendo respondida por 308 indivíduos moradores da Cidade do Rio de Janeiro, sendo 180 homens e 128 mulheres, com idade média de 31,41 anos (17 a 56 anos). A análise fatorial dos principais componentes, com rotação oblíqua, revela uma estrutura mais adequada de 3 fatores, cada um com 06 itens que apresentam carga fatorial igual ou superior a 0,30 por fator. O fator 1 (Condições da Sociedade) se refere a crença do indivíduo sobre como será a sociedade em um futuro próximo. O fator 2 (Sucesso Profissional e Financeiro) reúne itens relacionados à crença do indivíduo sobre como será seu futuro em relação à profissão e sua condição financeira. O fator 3, (Realização Pessoal), é composto por itens destinados a mensurar a crença que o indivíduo tem sobre sua vida em geral, em função do que foi por ele conquistado. Na segunda etapa, participam 421 estudantes do ensino superior, sendo 196 homens e 225 mulheres, com idade média de 29,41 anos (19 a 56 anos), de diferentes universidades do Estado do Rio de Janeiro, que preenchem a forma já validada da escala. Na análise confirmatória realizada, os indicadores de qualidade de ajuste do modelo se mostram próximos aos apresentados na literatura.. São sugeridos estudos futuros buscando identificar como a expectativa de futuro se relaciona com outras variáveis, obtendo, assim, maiores evidências sobre a validade externa do instrumento.

Palavras-chave : expectativa de futuro; adolescentes; adultos; validação de escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License