SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue85Internal consistency and factorial structure of the future expectation scale in BraziliansStandardization study of the R-2: Non Verbal Intelligence Test for Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

ARGIMON, Irani Iracema de Lima; TERROSO, Lauren Bulcão; BARBOSA, Arianne de Sá  and  LOPES, Regina Maria Fernandes. Intensidade de sintomas depressivos em adolescentes através da escala de depressão de Beck (BDI-II). Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 354-372. ISSN 1415-711X.

A depressão em adolescentes tem um significativo impacto no desempenho escolar, além de prejudicar a auto-estima e causar sintomas de instabilidade emocional, irritabilidade, podendo ocorrer crises de raiva e risco de suicídio. O objetivo deste estudo é avaliar os sintomas de depressão em adolescentes. A amostra é de 88 escolares, com idades compreendidas entre 12 e 17 anos, que cursam a sexta e sétima série de uma escola de Ensino Fundamental. O instrumento utilizado é a Escala de Depressão de Beck (BDI-II). Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, com delineamento transversal. Os resultados mostram que a intensidade da depressão observada nos adolescentes estudados é maior que a verificada na população geral, em outras fases da vida, com exceção apenas da terceira idade (acima de 65 anos). Este dado é preocupante já que, por se tratar de uma fase crucial ao desenvolvimento humano, permeada por muitas mudanças em pouco período tempo, o desenvolvimento de transtornos mentais pode acarretar diversos danos psicossociais para o adolescente. O problema, inclusive, perpassa o âmbito individual: o aumento de depressão entre adolescentes pode trazer danos à sociedade como um todo, que terá muitos jovens problemáticos no início de sua entrada no mercado de trabalho, aumento dos gastos com a saúde destes e com o sistema de previdência do País.

Keywords : Inventário de Depressão de Beck; BDI; adolescentes; depressão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License