SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85Intensidade de sintomas depressivos em adolescentes através da escala de depressão de Beck (BDI-II)Psicologia social e a infância perdida em "Cidade de Deus" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ROSA, Helena Rinaldi; PIRES, Maria Laura Nogueira; ALVES, Irai Cristina Boccato  e  ESTEVES, Cristiano. Estudo normativo do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 373-387. ISSN 1415-711X.

Este estudo apresenta a padronização do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças, no Município de Assis - SP (Brasil), que é comparada a do Manual do teste referente ao Município de São Paulo. A amostra é composta por 559 crianças, metade de cada sexo, de 5 a 11 anos de idade, sorteadas nas escolas de Assis, respeitando a proporção de alunos matriculados em escolas municipais e particulares. Os resultados indicam diferenças entre as idades e os tipos de escola, mas não entre os sexos. São estabelecidas normas em percentis para a amostra total para cada idade. Comparando os resultados das crianças de Assis com os das de São Paulo as diferenças são significantes, com resultados levemente mais altos para os de Assis. Conclui-se que o R- 2 é adequado para avaliação cognitiva das crianças de Assis, sugerindo o uso das novas normas para esta região do Estado.

Palavras-chave : Teste R-2; Avaliação Psicológica; Teste de Inteligência Não Verbal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License