SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85Estudo normativo do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para CriançasO Jogo como mediador na entrevista: um novo lugar no processo psicoterápico com adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

BENETTI, Idonézia Collodel. Psicologia social e a infância perdida em "Cidade de Deus". Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 388-404. ISSN 1415-711X.

O presente trabalho, de natureza teórica, pretende aliar às teorias da Psicologia Social a algumas discussões presentes no filme Cidade de Deus. A infância perdida, retratada na obra cinematográfica, é capturada de maneira a apresentar a situação de violência experienciada nos grandes centros urbanos do Brasil. É a arte retratando a vida, no contexto da favela Cidade de Deus - um lugar que apresenta marginalização, invisibilidade, omissão, desamparo, crianças e adolescentes sem defesa. Esse quadro serve de base para ilustrar algumas questões inerentes aos estudos em Psicologia Social, as quais se pautam pela atenção, respeito e cidadania aos excluídos e invisíveis, advogando em favor de uma infância de brinquedos, cuidados, proteção, e oportunidades promotoras do desenvolvimento humano. Para estabelecer a análise proposta, o filme e seus fotogramas configuram-se como ponto de partida na seguinte trajetória: (a) assistir ao filme separando/retirando e numerando 30 fotogramas; (b) rever o filme e anotar as problemáticas recorrentes relacionadas à Psicologia Social;(c) construir uma planilha dos principais problemas mostrados pelo filme; (d) catalogar/categorizar as imagens de acordo com o levantamento das problemáticas mais salientes encontradas no filme; (e) registrar observações consideradas relevantes, para a compreensão do significado das cenas selecionadas com significado derivado das teorias relativas à Psicologia Social. Assim, a teoria e obra cinematográfica estão imbricadas neste trabalho e estabelecem pontos de contato entre as duas versões: conteúdos acadêmicos e a filmografia.

Palavras-chave : Psicologia social; infância; violência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License