SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue85The Game as a mediator in the interview: a new place in the psychotherapy process with adolescentsThe child with Down syndrome: risk and protective factors from the perspective of the Bioecological Theory of Human Development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

WAHBA, Liliana Liviano  and  SCHMITT, Paula Sampaio. A criança e a dança: observação clínica em grupo sobre o processo de individuação. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 427-445. ISSN 1415-711X.

O artigo analisa um conjunto de observação clínica de grupo de crianças, fundamentada na abordagem da Psicologia Analítica. Promove uma reflexão sobre a dança como manifestação expressiva e criativa que propicia experiências significativas de aprendizado. Pressupõe um modelo educacional que visa despertar a potencialidade da criança, desenvolver trabalhos corporais e inserir na educação aprendizados por meio da vivência aliada à expressão livre. Investiga a percepção da criança a respeito do ato de dançar. É desenvolvido um plano de trabalho denominado "Atividade de Dança e Expressão Livre" realizado em quatro encontros com oito crianças do ensino Fundamental. Os procedimentos constituem-se na aplicação de desenho com o tema "O que é dançar para você" feito antes e depois das atividades de dança e uma entrevista com cada criança, a fim de compreender a sua percepção sobre à dança. Os resultados estimulam futuras pesquisas, posto que é observado que as crianças, além do prazer de participar das atividades e dançar, expressam sentimentos de vergonha e de liberdade, de interagir com colegas e de ampliar a consciência de seu corpo. Há indícios de ampliação de autopercepção corporal e de autoimagem, assim como maior percepção de si e do outro. Conclui-se ser necessário efetivar pesquisa com maior número de participantes, em grupo experimental e controle, para que o trabalho proposto possa constituir um modelo de projeto a ser aplicado na educação formal.

Keywords : Dança; criança; educação; individuação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License