SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85A criança e a dança: observação clínica em grupo sobre o processo de individuaçãoDa família à empresa: metodologia para diagnóstico e intervenção sistêmico-psicodinâmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PORTES, João Rodrigo Maciel et al. A criança com síndrome de Down: na perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, com destaque aos fatores de risco e de proteção. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 446-464. ISSN 1415-711X.

O nascimento de uma criança exige reorganização dos papéis na família. Se esse nascimento é marcado pela chegada de um filho com possível deficiência, poderá provocar um desequilíbrio no lar, devido à ruptura das expectativas dos pais em relação à chegada de um bebê ideal. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão dos resultados de pesquisas e discuti-los, no sentido de promover uma reflexão sobre as características da Síndrome de Down (SD) e o seu impacto no desenvolvimento infantil e na família, focando-se nos fatores de risco e proteção que interferem ou estimulam na saúde dessa população. O modelo da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, que tem como pressuposto a inter-relação de diversos fatores individuais e ambientais, constitui-se o fio organizador desta pesquisa. Deduzindo dessa corrente teórica, o nascimento de uma criança com SD exige uma adaptação do contexto familiar, devido às características da própria síndrome, pois as crianças com SD estão expostas a fatores ambientais que podem influenciar o seu desenvolvimento. Contudo, a literatura vem apontando o avanço do conhecimento na área, corroborando para a identificação dos fatores de risco e de proteção que podem atuar no desenvolvimento da população infantil com SD. Conclui-se que os fatores potencialmente de risco e potencialmente de proteção para essa população infantil são muito semelhantes a esses fatores que atingem a população sem nenhuma deficiência. Ressalta-se, também, a importância dos fatores do macrossistema para a população com possível deficiência, mais especificamente para as pessoas com SD, pois o progresso do conhecimento sobre esta síndrome e a criação de políticas públicas específicas poderão elevar a sua qualidade e expectativa de vida.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Teoria Bioecológica; fatores de risco de proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License