SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número85A criança com síndrome de Down: na perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, com destaque aos fatores de risco e de proteção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

PECANHA, Dóris Lieth. Da família à empresa: metodologia para diagnóstico e intervenção sistêmico-psicodinâmica. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2013, vol.33, n.85, pp. 465-486. ISSN 1415-711X.

Este trabalho pretende responder a um desafio científico que consiste em desenvolver métodos e instrumentos capazes de colaborar com a saúde organizacional. Apresenta metodologia que visa ajudar na solução de problemas humanos nas empresas, ao estudar a dinâmica das equipes de trabalho, em especial no contexto da empresa familiar. Poucos estudos contemplam, de forma integrada, variáveis provenientes de diferentes níveis organizacionais (indivíduos e equipes) e raros são aqueles que incluem o estudo de variáveis sistêmicas e psicodinâmicas. Contudo, conflitos na família têm impacto negativo no negócio, constituindo desafio para os gestores. Pesquisas sobre a compreensão da dinâmica de empresas familiares podem contribuir para a superação de etapas críticas nos diferentes estágios de desenvolvimento destas empresas e diminuir suas taxas de mortalidade. Conclui-se pela pertinência da abordagem teórico-metodológica integrativa: sistêmica-psicodinâmica. Metodologias qualitativas e quantitativas são discutidas, indicando-se a importância da primeira para compreender a dinâmica organizacional. Sugere-se o método de estudo de caso, com a possibilidade de realização de um delineamento quali-quantitativo (análise de conteúdo e testes estatísticos). Instrumentos de pesquisa especialmente desenvolvidos para os propósitos deste estudo são: Entrevista Organizacional Estruturada (EOE);e Escala de Grupo Organizacional (EGO). Espera-se que a apresentação dessa metodologia colabore com a saúde organizacional, especialmente das empresas familiares, e permita ampliar os trabalhos de validação dos instrumentos de pesquisa.

Palavras-chave : Empresa Familiar; Teoria Sistêmica; Psicodinâmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License