SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número86Uma história do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de JaneiroDoris Lieth Nunes Peçanha: enlaçando saberes e contatos na construção psicológica da "teia da vida" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

KANAAN, Roberto; MORAES, Raul de  e  ISIDA, Miriam. Contribuições da filosofia humanista na gestão de projetos de Tecnologia da Informação. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.86, pp. 24-39. ISSN 1415-711X.

O artigo discute as contribuições da filosofia humanista na gestão de projetos de Tecnologia da Informação, adotando como ponto de partida as abordagens, nesta natureza, em educação e ao ambiente coorporativo. O artigo tem como objetivo identificar como a filosofia humanista pode contribuir para formulação de valores humanos e influenciar na postura da liderança na gestão de projetos de tecnologia da informação (TI). Caracteriza os enfoques relacionados à motivação, sinalizando as tendências e concepções urgentes no âmbito do comportamento organizacional. Estabelece a interface: motivação e clima organizacional, adotando como premissa básica o processo de liderança corporativa e a identificação de características peculiares do ambiente organizacional de empresas que atuam com tecnologia da informação. Neste aspecto sinaliza as limitações quanto à formulação de valores humanos no que concerne ao estilo de gestão adotado. Aborda o enfoque tecnicistas aliado às patologias psíquicas impactando na motivação, no desempenho e na performance dos envolvidos em projetos de TI. Em termos de considerações finais tem-se a proposta de repensar os modelos de gestão sinalizando a necessidade de capacitação e implementação do potencial de liderança, sob a perspectiva humanista, tendo como fio condutor os valores humanos. Sugere-se que seja adotado um modelo de gestão participativa, enfatizando a abordagem sociotécnica.

Palavras-chave : Valores humanos; Filosofia humanista; Motivação; Clima organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License